A rentabilidade em ser ambiental, social e economicamente sustentável?

Entenda como isso acontece para as empresas!

Por Tairi T. Gomes – Biólogo, economista com especialização em Gestão da Sustentabilidade.

É fato que as empresas querem ganhar mercado a partir de iniciativas consideradas sustentáveis. Entender a sustentabilidade como diferencial e vantagem competitiva tem feito com que o conceito seja incorporado na filosofia de organizações, na estrutura de projetos corporativos e até no empreendedorismo moderno.

No entanto, é importante esclarecer que as empresas são enquadradas em estágios diferentes de sustentabilidade, como explicam especialistas da área.

A sustentabilidade nas empresas é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade, que além de ter muita importância social e ambiental, auxilia a empresa a ser vista positivamente pelos consumidores.

Para ser sustentável é necessário que a empresa atue em três pilares: ser ambientalmente correta, economicamente sustentável e socialmente responsável nas suas operações e produtos.  

 

Mas, como garantir que sua empresa atue no sentido da sustentabilidade ambiental, social e econômica?  

A diretoria da empresa, como governança, deve se posicionar de maneira sustentável por meio de programas e práticas a serem desenvolvidos, mensurando os resultados e utilizando-os de modo estratégico. Sem a mensuração ou monitoramento não se consegue avaliar quão significativo está sendo o processo.

 

Ferramentas de mensuração

Existem algumas ferramentas que servem para o reconhecimento e abrangência global, as quais auxiliam na mensuração de dados, resultados de ações e práticas sustentáveis nas organizações.

Essas ferramentas emitem relatórios mensuráveis integrados e diferenciados. Assim, será possível averiguar os resultados da adoção de atitudes sustentáveis.

 

 

Mas, quais ideias sustentáveis efetivamente funcionam na prática?

Ideias sustentáveis existem aos montes, mas nem todas funcionam quando aplicadas ao dia a dia. E isso não se reflete pelo fato de não serem boas ou úteis, mas porque envolvem recursos financeiros não disponibilizados ou porque não são efetivamente incorporados pelos colaboradores.

Economia de água, papel e energia são as principais iniciativas que as empresas adotam, uma vez que devido a seus processos produtivos, são elas as responsáveis pelo maior índice de consumo desses recursos. Há ainda a possibilidade de utilização de energia limpa, como solar ou eólica.

Reciclagem e reaproveitamento de resíduos é outra forma de trazer sustentabilidade para o interior da organização. A produção de produtos com embalagem reciclável também se torna uma aliada. Além de gerar economia, essas práticas diminuem a quantidade de lixo produzida, tanto pela empresa quanto pela sociedade.

 

Então, por que muitas iniciativas sustentáveis não conseguem resultados satisfatórios?

Nenhuma alternativa sustentável funciona se não houver investimento da empresa em processos, recursos, equipamentos necessários e, principalmente, sem o envolvimento dos colaboradores.

 

Como garantir o envolvimento dos colaboradores?

É necessária a adesão dos colaboradores, por meio de treinamento e incentivo direcionado, visando a incorporação das ações sustentáveis no cotidiano da equipe, fator essencial para o sucesso do projeto. A companhia com um todo deve abraçar a ideia!

Dessa forma, é fundamental investir na capacitação, promover campanhas de conscientização e ter um ambiente de estímulo à sustentabilidade

Resumindo:

Para que a empresa se torne sustentável são necessários alguns passos: a diretoria deve tomar a sustentabilidade como estratégia; prover recursos para implementar planos e programas nas esferas ambiental, social e econômica; envolver e treinar todos os colaboradores de todos os níveis; e, principalmente, monitorar os processos, avaliar os resultados e corrigir os erros.

A Pró-Ambiente atua, desde a sua fundação, na promoção da sustentabilidade dentro das organizações.

Entre em contato conosco para elaborar um projeto sustentável para sua empresa e alavancar mercado!